Grupo Scortecci comemora 35 anos de realizações neste sábado, 12 de agosto Evento acontece no Espaço Scortecci, em Pinheiros, zona sul de São Paulo

O ano era 1978. O Brasil jogava o futebol de overlappings do técnico Cláudio Coutinho e era eliminado da Copa, sendo obrigado e assistir ao primeiro título de nossos Hermanos argentinos. No mundo vivíamos o quinto ano da crise do petróleo. Foi também o ano em que tivemos três papas no período de dois meses. Enquanto isso, um grupo de jovens estudantes do Mackenzie, em São Paulo, resolve fundar um grupo de poesia no campus, se valendo da estrutura de jornais da universidade. E estava criado o movimento POECO. O grupo publicava antologias poéticas e se manteve produtivo por mais de cinco anos. Ao se formarem, um desses poetas resolveu investir na literatura como base para seu projeto de vida. Viver de poesia. Era 1982 e o jovem “empresário-poeta”, como era chamado até de forma jocosa pelos amigos, era João Scortecci.

O projeto deu muito certo. Com uma visão empresarial inovadora e sempre se valendo das tecnologias mais atuais, João mantinha o foco no autor; nas suas necessidades, nas carências que o mercado apresentava e na busca de formas inovadoras de contornar os obstáculos tecnológicos e de mercado.  A Editora João Scortecci, hoje Grupo Scortecci, se mostrou um porto seguro para os autores não atendidos pelas grandes editoras. E até se tornou uma opção indicada por essas mesmas editoras para aqueles autores que não se encaixavam em seus padrões de publicação. Hoje, já perto de superar a marca de nove mil títulos publicados em primeira edição, o modelo de negócio criado pelo jovem estudante e visionário João Scortecci mostra toda sua força no Espaço Scortecci, um verdadeiro Centro de Cultura, de reciclagem e manifestação literária. O Grupo reúne vários Selos Literários, como o Pingo de Letra, Fábrica de Livros, REBRA/Scortecci e os Quadrinhos Scortecci. O Espaço Scortecci mantém uma agenda intensa de cursos, lançamentos e eventos que agitam o mercado literário paulistano.

Além disso, hoje o Grupo Scortecci mantém duas plataformas digitais voltadas para a produção editorial; o Print On Demand, plataforma destinada a atender pequenas editoras que queiram produzir seus livros utilizando a infraestrutura da Gráfica Scortecci. E o Fábrica do Livro, destinado a auto publicação pelos próprios autores.

Nós, aqui na PUBLISH, parabenizamos ao João Scortecci por mostrar que é possível viver de letras.  Que é possível, mesmo num país onde se lê tão pouco, abrir espaço para que todos aqueles que sonham em publicar seus pensamentos, trabalhos intelectuais e, principalmente, poesia, tenham a quem recorrer para fazer isso da forma mais profissional possível. Desde da avaliação da relevância e estrutura da obra, passando pela assessoria literária com registro nos órgãos competentes, impressão, divulgação e lançamento com toda pompa e circunstância.

Vale lembrar aqui, que eu, Paulo Addair, hoje editor da PUBLISH, tive a sorte de acompanhar a “saga” do João desde nosso serviço militar, em 1976. João era da BG (Batalhão de Guarda) e eu, do 4º BIB (Batalhão de Infantaria Blindada), em Quitaúna, bem antes das antologias no Mackenzie. Ao longo desses anos todos, nos encontramos e reencontramos várias vezes por essa vida, ambos trabalhando de alguma forma ligados ao mercado editorial/gráfico. Testemunhamos o surgimento da editoração eletrônica com as primeiras “composers” da TAKANO, as impressoras laser da década de 80, os discos ópticos, as primeiras transmissões de textos via “modems”; a evolução das impressoras, dos processos gráficos e do mercado literário/editorial como um todo. Juntamos forças para agitar as associações do setor, como a Abigraf e a ABTG, de forma a difundir informação e fortalecer o mercado como um todo. O João é um incansável agitador.  E um grande amigo por quem tenho um grande respeito e enorme admiração!

O homem dos nove mil sonhos realizados!

Serviço

35 anos do Grupo Scortecci

Data: 12 de Agosto de 2017

Local: Espaço Scortecci, Rua Dep. Lacerda Franco, 96, Pinheiros, São Paulo

Horário: a partir das 15:00


Compartilhar com:


1 comment

Deixe uma resposta

Conectar com: