Uma Nova Vida Móvel com Samsung DeX Artigo escrito por Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e Diretor de P&D, Software e Serviços do Negócio de Comunicações Móveis da Samsung Electronic

São Paulo, 13 de junho de 2017 – Sempre aproveito um brainstorming com meus colegas de trabalho (às vezes, em ideias distantes, admito) perguntando constantemente o que será necessário para que nossos smartphones se tornem inovadores, ainda mais valiosos e mais fáceis de todo mundo usar. Em agosto de 2014, uma dessas sessões de brainstorming tornou urgente a pergunta: “Um smartphone pode realmente substituir um desktop?”. Depois de uma discussão animada, um dos engenheiros que estavam na sala me entregou um pedaço de papel com um desenho.

Na ideia sugerida por ele, colocávamos um smartphone em uma estação de ancoragem conectada a um monitor. Ao fazer isso, poderíamos executar todos os aplicativos Android nesse monitor, bem como os aplicativos Windows, usando uma Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI em inglês)* e a conveniência de um teclado e um mouse.

A ideia era ótima, mas, infelizmente, não conseguimos realizá-la por completo em 2014 devido a muitos obstáculos que não poderiam ser facilmente negociados, como o limitado poder de processamento do dispositivo. No entanto, continuamos progredindo, refinando e trabalhando em protótipos ano após ano, enquanto procurávamos uma oportunidade de oferecê-la a nossos usuários.  O Galaxy S8 é o smartphone que nos permitiu apresentar nosso esforço de três anos, realizando um sonho modesto, nascido literalmente de um pedaço de papel e uma discussão animada.

Vivemos em um mundo móvel que muda constantemente, onde todo conteúdo e  informações que nos entretêm e nos inspiram começam e terminam em nossos telefones.  Nós navegamos na web, assistimos filmes e jogamos – tudo usando um dispositivo pequeno o suficiente para caber em nossos bolsos. Agora, e se você pudesse conectar seu smartphone a um monitor, teclado e mouse, e usá-lo como um desktop?

Claro, você pode ter que ligar seu desktop para jogos ou tarefas mais complexas, mas o Samsung DeX agrega um valor enorme ao melhorar a experiência móvel para a força de trabalho móvel.

E para ampliar a experiência do usuário, o Samsung DeX pode conectar-se à sua TV de casa também usando um cabo HDMI. A própria Tela Infinita já é uma conquista técnica maravilhosa, mas, conectado através do Samsung DeX, o Galaxy S8 permite que você veja um filme em sua TV enquanto também conversa com amigos por mensagens de texto ou navegar na web pelo navegador da Samsung. Agora, imagine aqueles lugares que você visita frequentemente, como cafés, aeroportos ou lounges de hotéis. Com o Samsung DeX, tudo que você precisa é do seu Galaxy S8 para continuar sua experiência móvel de forma conveniente e segura, seja navegando na Internet, verificando seus e-mails ou assistindo a seus filmes favoritos. Você não precisa se preocupar em ter que inserir sua senha para fazer login ou revelar qualquer informação pessoal em computadores públicos.

É com essa ideia que apresentamos os valores e a visão do Samsung DeX.

Serviços possíveis com hardware e software trabalhando juntos

Ao criar o Samsung DeX focamos bastante em como o hardware e o software trabalharão juntos para proporcionar uma experiência de usuário perfeitamente integrada. Como é evidente a busca pela excelência nos softwares e serviços da Samsung Electronics, entendemos a importância de criar oportunidades e potencialidades usando o hardware que nossos clientes adoram e confiam.

Por exemplo, o processador de aplicativos (AP, em inglês) de 10 nano usado no Galaxy S8 tem um nível de desempenho equivalente ao de PCs. Além disso, a tecnologia de USB tipo C do Galaxy S8 permite a transmissão de vídeo e imagens para o monitor de modo mais rápido, mantendo a alta fidelidade.

O DeX Station, produto que complementa o Samsung DeX, é ergonomicamente projetado para que o Galaxy S8 crie uma experiência móvel completamente diferente. O alto desempenho e inovação do Galaxy S8 permitiram a experiência simplificada de desktop do Samsung DeX. Continuaremos nos esforçando para construir e melhorar os serviços para o Samsung DeX, tirando o máximo proveito de nossa força em hardwares e de nossa nova abordagem para o desenvolvimento de softwares.

Serviço que cresce com parceiros e colaboradores

Acredito que ficou para trás o tempo em que um único fornecedor podia desenvolver, difundir e operar serviços inovadores sozinho. Criar parcerias e colaborações para benefício mútuo é a chave do sucesso no hipercompetitivo mercado de hoje em dia, que muda rapidamente. O Samsung DeX incorpora esse mesmo princípio.

Nossas parcerias com a Microsoft e a Hancom trazem a melhor experiência de usuário para o Samsung DeX e aos aplicativos com os quais nossos clientes estão familiarizados. Conhecida, entre muitos outros produtos, pelo Photoshop, a Adobe é nossa parceira de lançamento, assim como Citrix, VMware e Amazon, que fornecem os serviços VDI. Maximizamos os principais recursos e potencialidades do Android e criamos a experiência de usuário otimizada para o Samsung DeX com base no Android 7.0. Além disso, o acessório não requer que os desenvolvedores façam algo específico para que os aplicativos sejam compatíveis. Quaisquer aplicativos criados conforme indicado pelo guia do desenvolvedor Android 7.0 poderão ser executados no Samsung DeX, proporcionando uma experiência de desktop aos usuários. Temos um website dedicado a desenvolvedores, que convido a visitar, compartilhar, e a colaborar conosco.

Serviços com Visão – Superando os Limites dos Smartphones

Todas as nossas mais recentes ofertas de serviços, incluindo a Bixby**, o Samsung DeX e o Samsung Connect, compartilham do mesmo conceito, o de superar os limites existentes com os smartphones. Quando nossa visão completa para A Bixby** estiver realizada, acredito que ele superará os limites das interfaces que se baseiam no toque, com interações de voz intuitivas aprimoradas pela Inteligência Artificial.

O Samsung DeX revela um novo mundo, que liberta nossos usuários dos limites de uma tela pequena. Ele proporciona a opção de exibir e desfrutar de conteúdo em uma projeção maior, além de interagir com outras pessoas de modo mais conveniente, com teclado e mouse. Em outras palavras, o Samsung DeX amplia o modo como os usuários interagem com seus dispositivos ao permitir uma experiência móvel totalmente nova.

Com o Samsung Connect, nossos usuários podem controlar e monitorar aparelhos e dispositivos digitais em toda a casa. Todos os nossos serviços são idealizados e desenvolvidos com base nesse princípio de expansão e ruptura de limites.

Vamos imaginar, por um momento, o que o futuro nos reserva.  Em casa, transmitindo seu filme favorito na TV de tela grande a partir do smartphone conectado ao Samsung DeX, você poderia dizer para a Bixby**: “Está muito quente aqui”.  De modo inteligente, o acessório iria compreender que você deseja ligar o ar-condicionado com a ajuda da Samsung Connect. O que propomos aqui na Samsung é uma vida mais inteligente, centrada em seu smartphone. Uma vez que o sonho do Samsung DeX está agora plenamente realizado. Acredito firmemente que estamos nos aproximando do limite de uma nova fronteira móvel muito mais cedo do que pensamos.

*Serviços com base na nuvem que permitem que uma imagem virtualizada do sistema operacional seja usada em PCs ou smartphones.
** O serviço de voz já está disponível em inglês e a versão em português está em desenvolvimento.

Compartilhar com: